• Griffe School

Paraty, Ilha Grande
e Central Nuclear

O mundo é um campo aberto para a
investigação e a exploração!

A viagem pedagógica para o Paraty e Ilha Grande oferece inúmeras oportunidades de aprendizagem. Paraty tem uma história riquíssima e seu centro histórico é considerado pela Unesco o conjunto arquitetônico mais harmonioso do século XVIII. A belíssima Ilha Grande é referência em ecoturismo e preservação ambiental, além de possuir uma história conturbada e marcante. O Centro de Informação de Itaorna, no complexo da Central Nuclear de Angra dos Reis, mostra como a energia elétrica é gerada a partir de reatores nucleares e os cuidados que a Eletrobras Eletronuclear tem com o meio ambiente e com as comunidades vizinhas.

Viajar e aprender têm tudo a ver.

Na viagem pedagógica para Curitiba, voltada para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Progresso, são trabalhados conteúdos como o urbanismo numa grande metrópole, a preservação ambiental, a mobilidade urbana, a história, a imigração e a integração cultural, a gastronomia, a economia e a logística no porto de Paranaguá e o transporte ferroviário.

Entre em contato conosco

PARATY

Paraty é uma linda cidade colonial que nasceu no ciclo da cana-de-açúcar e enriqueceu no ciclo do ouro. Porém, após perder a posição de mais importante porto de escoamento dos produtos brasileiros, foi sendo aos poucos abandonada, até ficar em virtual isolamento durante toda a primeira metade do século XX. Após a abertura da Estrada Paraty-Cunha e, principalmente, após a construção da Rodovia Rio-Santos, na década de 1970, Paraty tornou-se polo de turismo nacional e internacional, devido ao seu bom estado de conservação e às suas belezas naturais.

CENTRO HISTÓRICO

O centro histórico de Paraty, tombado como patrimônio histórico e artístico nacional, destaca-se por construções dos séculos XVIII e XIX e pelo calçamento pé-de-moleque de grandes pedras irregulares. Composto de belos sobrados, com portas e janelas coloridas, o quadrilátero de trinta e cinco quarteirões é considerado pela Unesco o conjunto arquitetônico mais harmonioso do século XVIII.

FORTE DEFENSOR PERPÉTUO

Construído em 1822 para defender a Baía de Paraty, o Forte Defensor Perpétuo tem vista privilegiada para a cidade. O local, no Morro da Vila Velha, abrigou o primeiro povoado de Paraty, antes de a cidade descer para onde hoje está o centro histórico.

CASA DA CULTURA

Inaugurada em 2004, a Casa da Cultura apresenta a história e a vida da cidade. Ela é uma homenagem aos paratienses, que conseguiram preservar sua história, e uma porta de entrada para aqueles que querem fazer uma viagem no tempo pela cidade.

ILHA GRANDE

A Ilha Grande é internacionalmente conhecida pela beleza de suas praias. Com relevo acidentado e montanhoso, as costas da ilha são recortadas por inúmeras penínsulas e enseadas (sacos), formando praias deslumbrantes. A vegetação é exuberante, formada por mata atlântica, mangue e restinga. Até o final do século passado a Ilha Grande recebia apenas prisioneiros e alguns aventureiros. Com a desativação do Presídio Cândido Mendes, em 1994, a ilha não tardou em virar um meca do ecoturismo brasileiro.

VILA DO ABRAÃO

Com cerca de três mil moradores, a Vila do Abraão é o principal povoado da ilha e o local de desembarque da maioria dos barcos de transporte provenientes do continente. De lá é possível acessar a maioria das praias voltadas para o continente e algumas no lado oposto apenas caminhando.

LAGOA AZUL

Em meio a um pequeno arquipélago, a Lagoa Azul encanta pelo tom da água. A piscina natural se assemelha às cores do Caribe e transforma o local em um dos prediletos dos visitantes para mergulho de snorkeling ou simplesmente para curtir um banho de mar.

PRAIA LOPES MENDES

Com fama de uma das mais belas praias do país, Lopes Mendes atrai muitos turistas. A praia, com quase três quilômetros de extensão, é totalmente desabitada e muito preservada. Um paraíso que consegue se destacar entre tantas outras belezas da Ilha Grande.

PRAIA DO CAXADAÇO

O grande paredão de rocha voltado para o mar aberto esconde uma pequena porção de paraíso na Ilha Grande. É uma praia pequena, de cinquenta metros, e não é possível vê-la do mar aberto. Esse esconderijo já foi área de desembarque de escravos pós-abolição da escravatura e ponto de observação de piratas.

PRAIA DOIS RIOS

A praia é bastante preservada, com mar agitado e muita vegetação. Nas duas pontas da faixa de um quilômetro de areia correm dois rios de água doce, que fazem a felicidade dos visitantes. A importância do local está atrelada à presença do famoso Presídio Cândido Mendes, desativado em 1994, que abrigou os escritores Graciliano Ramos e Orígenes Lessa, além de ser a origem da facção criminosa Comando Vermelho.

CACHOEIRA DA FEITICEIRA

A Cachoeira da Feiticeira está entre os passeios prediletos para quem deseja fazer trilha na Ilha Grande. A queda d’água, com doze metros de altura, forma um poço ótimo para se refrescar depois da caminhada.

PRAIA SACO DO CÉU

Inserida na Enseada das Estrelas, junto com as praias Feiticeira, Iguaçu, Camiramga, Fazenda e de Fora, é um local mais para contemplação do que para o mergulho. Nas noites abertas ela mostra todo seu encanto, quando as estrelas refletem na água.

RUINAS DO LAZARETO, AQUEDUTO E POÇÃO

Construído em 1893 a pedido de D. Pedro II, o aqueduto da Ilha Grande levava água do córrego do Abraão para o antigo posto que recebia imigrantes europeus no final do século XIX, hoje conhecido como ruínas do Lazareto. Próximo ao aqueduto, está o Poção. Apesar da ausência de uma grande queda d’água, o poço formado em meio à mata é um convite ao mergulho. As duas atrações estão localizadas na trilha T1, também conhecida como Circuito do Abraão.

PICO DO PAPAGAIO

Desde a travessia de Angra dos Reis e Mangaratiba, o Pico do Papagaio mostra sua cara (ou bico), como uma espécie de vigia da Ilha Grande. Com 982 metros de altura, ele é o segundo maior da ilha, atrás do escondido e inacessível Pico da Pedra d’Água, que tem 1.085 metros.

CENTRAL NUCLEAR DE ANGRA DOS REIS

O Centro de Informação de Itaorna, de onde se pode avistar todo o complexo que compõe a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto – CNAAA, abriga uma exposição permanente, filmes e folhetos educativos, que explicam como é gerada a energia elétrica a partir de reatores nucleares e os cuidados que a Eletrobras Eletronuclear tem com o meio ambiente e com as comunidades vizinhas.
Lista de itens

• Rodoviário: Fretamento exclusivo em ônibus especial de turismo;
• Aéreo: Fretamento aéreo com embarque em São Paulo (horário determinado pela ANAC com 48h antes do embarque);
• Traslado Aeroporto Caldas Novas/Hotel/Aeroporto Caldas Novas;
• Hospedagem com pensão Completa (café da manhã, almoço, jantar e bebidas não alcólicas).  As refeições acontecerão nos locais preestabelecidos na programação;
• 1 Monitor a cada 20 alunos;
• Programação exclusiva Hot Trip com quatro festas noturnas exclusivas para os alunos Hot Trip com temas a definir que acontecerão nos locais preestabelecidos na programação;
• 1 lazer opcional por aluno (Hot Fly ou Caiaque);
• Kit Hot Trip: 1 camiseta de embarque + 1 mochila;
• Vale toalha e taxa turismo;
• Guias de turismo;
• Uma ambulância à disposição durante todo período das festas, in loco;
• Seguro e assistência viagem com cobertura de até R$30.000,00;
• Completa assistência Griffe de Viagens.